Translate

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

E por falar em saudade....




     Oh well, I beg a pardon to my English speaker's friends, mas hoje não vou nem me dar ao trabalho de traduzir esse post. O conteúdo que aqui consta é de suma identidade brasileira e muitas vezes 'intraduzível'. Afinal de contas, nós somos os únicos no mundo que conseguimos expressar em uma só palavra um sentimento geralmente conhecido por aqueles de mãos quentes (e coração fervente). Apresento-lhes minha querida companheira de viagem: A SAUDADE! Eu sabia que não teria como fugir dela, então resolvi eu mesma trazê-la. Ela veio bem encolhidinha, embaladinha à vácuo na minha bagagem, junto com minhas roupas de frio (e provavelmente vai precisar de uma mala só pra ela na volta..) Quando cheguei a deixei dentro da mala ainda, no fundo do armário.. Achei que só a veria no inverno, mas precisei pegar minhas roupas de frio um pouco antes do esperado, acabei deixando por escapar quando abri a embalagem..


     Bom, no começo ela foi até boazinha, não veio se mostrando e querendo ser o centro das atenções como eu achei que seria... Chegou sorrateira, se escondendo atrás de um cheirinho de pão de queijo, fingindo ir embora num gostinho de farofa, mas sempre dava as caras quando eu resolvia ficar em casa... Ela é uma daquelas madrugadoras, dorme comigo todas as noites, com a desculpa de não me deixar sozinha... Gosta muito de fotos e tem até uns álbuns que já diz serem dela! Sempre notei sua presença e em alguns dias ela parecia mais presente do que nunca. Acho que gosta da chuva, e como estou morando em Raincouver, já viu né?! Nunca me incomodei com ela, acho que preferi a encarar como minha companheira. Comentei várias vezes que estava com saudade e muitas vezes me responderam com um 'aguenta firme, é assim mesmo', mas ela não me traz sofrimento, muito pelo contrário, me sinto sortuda de tê-la por perto... Claro que, muitas vezes, ela pode ser perigosa e faz com que você se pegue com um sorriso de orelha a orelha e se mexendo toda ao escutar um pagodinho fajuto ou então empolgadíssima para ir a uma festa de 'carnaval' (mesmo nunca tendo sido muito fã de carnaval na vida...) Algumas dessas atitudes são claramente influenciadas por ela, e pode até ser preocupante... O negócio é torcer para nunca faltar sensatez... Mas a saudade só existe se houver apego, se houver memória, se houver história, se houver amor... E aí sim, eu escancaro a porta pra ela, porque eu sei que ela não é a falta de alguma coisa, não é um espaço vazio, muito pelo contrário. É um excesso de carinho, é um espaço que tá preenchido por algo que está longe, ou às vezes de um tempo que passou, mas é sempre algo bom!


     Uma pessoa que admiro muito me falou antes de eu vir pra cá: "Quando moramos fora nunca mais somos completos, vamos sempre sentir saudade do lugar (e das pessoas, é claro..) que deixamos, onde quer que estejamos". E cada dia que passa eu consigo entender e ver como faz sentido essa frase! Já estou acumulando uma boa bagagem de saudade daqueles que deixei, daqueles que conheci aqui e me deixaram, daquilo que vivia antes de vir pra cá, daquilo que já vivi aqui e não volta mais.. Tenho certeza que em um ano acumularei saudade para uma vida inteira! Se saudade significar que amo, amei e sou amada, eu não vou me importar com o tamanho dela. Será sempre minha companheira de estrada, aonde quer que eu vá... E para aqueles mais conservadores, que tem medo de arriscar e serem machucados pela saudade, não se preocupem, saudade acumulada só pode ser sinal de vida bem vivida! ;)


     Fica então aqui registrada a minha saudade, que já tomou proporções indimensionáveis. Mãe, pai, irmãozinhos, cunhadinhas, sobrinhazinhas, vovó, primaiada (e todos os tios), amigos (daí e daqui), companheiros de estrada, gatinhos (sim, tive que incluir até a chata da Sushi...), minha cidade, meu quarto, minha cama, minhas roupas, pão de queijo, farofa, tapioca, pudim, brigadeiro, comidinha da mamãe, strogonoff, chickendillas, rock melon, domingos em família (e qualquer dia da semana na casa dos meus irmãos), cinema de toda segunda-feira, sambinhas de terça-feira, cafés das madrugadas de quarta, quinta de jogos, seriados de sextas inteiras, dobras aos sábados (por incrível que pareça!), sol, sol, sol, dirigir, dormir até às 14h e ser acordada com o almoço na mesa, shopping, clube, baralho, imagem&ação, uno, havaianas e mais um baaando de coisas que não são descritíveis....













5 comentários:

  1. vou ter que roubartilhar uma parte do seu post pode? rs..

    aaaah amiga.. sem noção do tanto que essa saudade faz parte da minha vida.. saudade dos amigos que eu fiz nesses meus 4 meses fora.. dos lugares que eu ia sempre.. da rotina.. de tudo..

    e saudade da vida que eu levava aqui em brasilia..

    como eu te disse.. hoje quando fui ver a roupa de formatura me deu uma tristeza por saber que vc nao iria estar lá pra curtir comigo essa vitoria.. mas ao mesmo tempo me lembrou a sua formatura de 8° serie e eu indo ver vc experimentar seu vestido de formatura..

    saudades demais irmã!

    te amo! e adorei esse post!

    ResponderExcluir
  2. É Fê,
    Que bom que você encontrou esse lado da saudade, é o lado mais gostoso :)
    A saudade que vem com boas lembranças, com carinho, com sorrisos.
    E a frase que você usou é a mais pura verdade. Eu, que já peregrinei por esse Brasil, tenho pacotes e pacotes de saudades guardadinhos no meu armário, e vez ou outro vou até eles para tirar poeira :)
    Um desses pacotes são os natais em brasília, vamos ver se na sua volta conseguimos matar um pouquinho essa saudade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de saudade...!
    Minha Bonequinha Querida (em maiúsculo por ser nome próprio), ficou difícil escrever, dado o marejar d'olhos... mas, é bom para fortalecer a alma!
    Lindo e gostoso o seu texto, fazendo-me sentir que está valendo a pena este seu exílio!
    Beijão lambuzado e saudoso do papai.

    ResponderExcluir
  4. Ih, Fê!
    Eu pensei que você tinha esquecido a sua companheira aqui!
    Lá em casa está cheio de saudades dessa minha irmãzinha! Do seu bom humor! Da sua alegria!!!
    Dá uma passadinha lá em casa, quem sabe em vez de você levar embora essas saudades, você deixa um pouquinho mais!
    É muito bom ler os seus posts... eles não são mais tão frequentes, mas isso é bom sinal. ;)
    P.S.: Quase que o número de comidas supera o de pessoas na sua lista de saudades... hehehe... essa é a Fernandinha!

    ResponderExcluir
  5. eu chorei lendo...;D

    que descrição perfeita Fêzoca... vou até fazer uso de umas partes qqr dia desses lá pelo face... minha amiga é uma exímia escritora de posts maravilhosos.

    Eu vivo tanto a saudade... desse jeitinho aí q vc falou, por ser filha de militar, tive que aprender a conviver com ela desde cedo e é bem assim mesmo como vc disse... nunca seremos completos...

    e só pra registrar... que saudadessssss de vcccccc e de tudo de maravilhoso q vivemos juntas, Brasília sem vc, n é a mesma coisa nuncaaaaa...

    te amoooooo e vê se quando voltar vai pro Rio me visitar... pra gente viver coisas mais legais ainda por lá pra deixarem mais saudades...

    beijoooooo Fêzinha =***

    ResponderExcluir