Translate

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Gastando plus taxes!!


Não, as coisas não são baratas aqui. Para todos aqueles brasileiros que pretendem um dia vir pra cá e tem essa ilusão de que a vida em dólar é mais tranquila, estejam prevenidos de que a vida aqui é boa, mas jamais pode ser chamada de barata. Principalmente quando você é pego de surpresa pelos “plus  taxes”. Talvez ser pego de surpresa não é uma boa expressão, diria desacostumado. Os “plus taxes” nada mais são do que os impostos que temos que pagar sobre os produtos (geralmente 12%), assim como em qualquer país, porém aqui ele vem bem explícito na conta, e não embutido no preço. Funciona mais ou menos assim: tudo o que você for comprar vai estar escrito o preço e ‘+ tax’ bem pequenininho ao lado, significa então que você sempre tem que calcular 12% a mais do que aquele preço que você tá vendo ali! É ótimo para praticar contas de cabeça, colecionar moedas (aqui as moedas de 1 cent  circulam bastaaante e tem até moeda de 2 dolares) e levar um susto no orçamento do fim do mês!!!  

Outro dia fui num restaurante que nem era tão chique e fiquei super sem graça na hora da conta porque não aceitavam meu cartão e o dinheiro que eu tinha trocado eu calculei errado. Imagine o nó que não dá na cabeça, você chega em um restaurante e o preço da refeição é C$30,00, razoável(digamos que já começa a doer no bolso) não é?! Some aí C$3,60 de imposto e em cima disso (aí vem a pegadinha, o serviço do garçom é em cima do preço cheio!) você tira mais 15% para o garçom, pronto, sua refeição pulou para C$38,64 em segundos! Acho q essa forma de imposto declarado é até melhor, você só tem que acostumar a sempre somar e não se iludir com os preços...

Desde que cheguei aqui tenho anotado absolutamente tudo que tenho gasto, até aquele cafézinho de C$1,00 (mentira, C$1,12 por causa das taxas) que eu tomo na esquina, ontem eu fui somar e bateu um desespero, o ‘plus taxes’ tá me falindo! Hahaha Infelizmente tive que cortar algumas viagens que pretendia fazer e decidi ir pra Seatle no domingo, porque estou qse sem roupas para usar por aqui e lá me prometeram que é barato, eu só não sei se já incluiram as taxas aí! Hahaha E como sempre tento tirar um lado bom nas minhas experiências eu posso dizer que estou aprendendo a economizar e também descobrindo que consigo me divertir bem sem gastar por aqui!  Tipo conhecendo uns asiáticos mto engraçados (mas isso é assunto pra outro post...)

Bom, hoje foi um post mais chatinho, mas como minha proposta é contar tudo sobre tudo eu tinha que tocar nesse assunto que tem estado bem presente para mim nos útlimos dias! Me desculpem pela demora do post passado para esse, estou super feliz de saber que tenho leitores assíduos e com meu blog na barra de favoritos, prometo não decepcioná-los! A minha vida aqui está começando a ficar corrida, o que é ótimo porque vou juntar um monte de coisas pra contar (só falta o tempo pra escrever! Hahaha) O próximo post vai ser uma delícia, então não deixem de ver! 

Ps.: Já tô com celular novo e posso mandar msgs de graça pro Brasil, então por favor, me dê-em seus números de telefone de novo pq eu perdi o todo mundo!!! 

6 comentários:

  1. noooossa irmã.. que roubo!!! eu ia ficar poerdidinha com esse imposto.. ia esquecer o tempo todo.. =/

    nem curti isso nao.. mas eh bom que vc fala isso e jah fica de aviso pra quem quer ir te visitar tipo EU =) hahahaha

    floooor to numa saudade..

    meu numero vc tem ou eu preciso mandar?

    te amoooo!!!!

    ssaudades!! e adoro seus posts!!! me sinto um pouco mais perto de vc =P

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Fernandinha !!! Mais um aprendizado, hein?
    Pelo jeito esse investimento vai ser muio lucrativo (pra não fugir ao tema de hoje...) heheheheheheheheeee...
    Tô adorando ler e poder te acompanhar.

    Beijão !!!

    ResponderExcluir
  3. Estou adorando passear por este blog. Suas histórias são carregadas de alto astral.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Acho q já começar a me acostumar com essas taxas desde já..., sempre muito bom vivenciar tudo por suas palavras Fêzoca.... tou doida pra saber dps q vc voltar de Seatle... e n esqueça, vá no Seatle Grace Hospital visitar o Derek... ahahahahaha! Bjooooo grande =**

    ResponderExcluir
  5. Muito legal!
    Esta taxa já foi de 4%, tempos atrás, quando foi adotada e hoje é limitado a 12% por lei... senão, seria maior ainda!
    Os dissabores da economia são universais e as crises econômicas vem obrigando aos países do 1º mundo a apertar o cinto de todos. Guga Sam com a palavra.
    O seu processo de compartilhar a sua vivência aí está sendo uma aprendizagem para todos nós, os seus leitores inveterados!
    Aguardo o próximo post, ansiosamente!
    Beijão longo de seu paipai.

    ResponderExcluir
  6. Eu prefiro as taxas (ou impostos, para ser mais rigoroso) explícitas assim. Acho que só não fazem isso no Brasil porque íamos levar um susto em pagar 30% ou 50% "por fora", então fica assim, a gente finge que aqui é mais barato... A boa notícia é que os 12% são bem utilizados por aí e não deve ser a toa que o Canadá tem um dos maiores IDH do mundo. Quanto aos preços, é só vc pensar que os salários são mais altos aí tb, então tudo que envolve mão-de-obra é mais caro. Eu acho que vc vai perceber q a vida não é barata em qq moeda... mas, eletrônicos e carros ainda são muito mais baratos por aí ou são muito caros por aqui!

    ResponderExcluir