Translate

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A saga do meu primeiro emprego no Canadá - Parte 3...


    Todo mundo comemora quando chega sexta-feira... No meu ramo eu aprendi a ter ‘medo’ das sexta-feiras.. Quando vc trabalha num restaurante, o fim de semana costuma ser no mínimo longo.. Rentável, mas cansativo. A sexta-feira após os pontos começou cedo e tinha todo jeito de que ia até tarde! Meu dedo amanheceu latejando e eu tive que encarar uma aula chatíííssima de Business.. Para alegrar um pouco o dia fui com o pessoal numa churrascaria brasileira que tem aqui, mas a picanha mal feita já estava me alertando de como seria o dia... No meio do meu almço recebo um e-mail.. Era o Craig, chef que seria demitido naquele dia. Em uma página e meia de texto ele me falava que tinha pedido demissão porque os cheuqes que o dono tinha dado a ele de pagamento estavam voltando, falou também que outros funcionários estavam a meses sem receber e que ele tinha ido lá hoje pedir demissão.. Mais uma vez eu me perguntava onde estava me metendo... Não sabia se acreditava no que ele falou, pois poderia muito bem ser uma forma de vingança por ter sido demitido... Mas ao mesmo tempo também não queria pagar pra ver e correr o risco de trabalhar de graça... Decidi que iria trabalhar aquele dia e no fim do dia decidiria se continuaria lá ou não...

    Quando cheguei ao restaurante me deparei com a cozinha limpinha e organizada, não entendi nada... Quando entrei veio se apresentando para mim o novo Chef: Chris, o holandês. O cara era muito legal! Logo de cara senti que ele entendia de cozinha, e era exatamente o oposto do antigo chef sujismundo.. Tivemos uma ótima sintonia e trabalhamos super bem durante a noite... Mas ainda tínhamos um problema, dois era um número muito pequeno de pessoas na cozinha, precisávamos de mais gente na equipe, principalmente para lavar a louça!! Voltei pra casa com esperança de um novo começo...

    No sábado convidei um baiano que conheci aqui para trabalhar de dishwasher. Ele falava bem pouco inglês e estava com dificuldade de achar um emprego, então achei que estaria fazendo um favor para o rapaz.. Cheguei no restaurante às 2h e passei o dia todo conversando com o holandês, bolando coisas novas para o cardápio e fazendo planos para melhorar nosso trabalho na cozinha... Ele me levou alguns doces holandeses muuuito diferentes de qualquer coisa que eu já tinha provado e eu fiquei de apresentar uns pratos brasileiros para ele... Montamos a escala da semana e incluimos o baiano para lavar louça... A cozinha finalmente estava indo para frente.. De repente eu tinha sim conseguido meu emprego! ;]

    No domingo eu só iria trabalhar as 5h (até pq no sábado trabalhei de 2h até meia noite). Mas como tudo na minha vida não pode ser simples, é claro que eu fui acordada com um telefonema. Era o David (dono do pub) me ligando desesperado pq o Chef holandês tinha mandado um e-mail avisando que não iria trabalhar mais lá!! SIM, eu estava sozinha na cozinha DE NOVO! O cara me implorou para segurar a cozinha para e prometeu que arranjaria alguém logo! Como era domingo o pub fechava mais cedo e o movimento geralmente era fraquíssimo, então resolvi encarar... Esqueci de comentar que eu tenho essa brilhante característica de não conseguir dizer não para as pessoas e acreditar em tudo o que me dizem, fiquei com pena do cara e fui... Cheguei e nao tinha muita coisa para fazer, eu ia encarar aquilo e com fé em Deus o cara ia arranjar alguém, até porque eu precisava folgar, já estava completando uma semana de trabalho (MUITO INTENSA, diga-se de passagem..) sem um dia sequer de descanso.

    Mas adivinhem só?! Naquele domingo, que era para ser um dia vazio e pacato, me parou um ÔNIBUS de velhinhos na frente do pub! Hahahahahah Era um grupo de quase 20 membros de excursionistas da terceira idade que chegaram para comer AO MESMO TEMPO! Me expliquem, o que velhinhos vão fazer num pub em pleno domingo à noite?! Só podia ser piada com minha cara.. Obviamente, eles não queriam chicken wings e batata frita... Passei a noite preparando massas, camarão ao vinho branco, salmon flat breads e quase morri quando recebi um pedido de ‘all day breakfast’ ( uma porcaria de prato que inventaram aqui, em que eu tenho que fazer batatas coradas, linguiça, tiras de bacon no ponto x, torradas e dois lindos ovos estrelados, que na minha correria estourava o diabo da gema toda vez!). Saí de lá um bagaço e convencida de que não trabalharia mais sozinha naquela cozinha, se segunda não tivesse alguém para trabalhar comigo eu pediria demissão!!

    Antes de terminar o post eu preciso abrir um parênteses para contar um caso que aconteceu no meio da minha correria... Estava preparando um prato, quando entra na cozinha um senhor, cliente assíduo, conhecido por ser um ótimo fornecedor (e consumidor) de certas ervas naturais, se é que vocês me entendem.. hahahaha Ele se aproxima e me diz ‘tá vendo ali naquela porta?! Tem um baby mouse ali!’ Eu não entendendo nada, continuo cortando meus legumes, olho com cara de espanto e ele continua ‘Sabe, ao contrário do que as pessoas pensam, ratos não gostam de queijo, ele gostam de verdura..’ Arregalei mais ainda meus olhos e não conseguia assimilar o que estava acontecendo ali e o que o cara queria me dizer... Estava exatamente cortando um brócolis quando ele disse ‘Brócolis seria ótimo!’ Para me ver livre do papo louco ofereci o brócolis que eu tinha ali. Ele sorriu, e falou ‘não precisa tudo isso, é um baby mouse, tem a boca pequena...’ Pegou um mini raminho e sumiu.. 20 minutos depois volta falando que o rato mandou agradecer e adorou o meu presente.. Aqui no Canadá é assim, todo mundo agradece, até os ratos!!! hahahaha

    Amanhã eu volto com a quarta e última parte dessa saga! Não fiquem aflitos! E não se preocuprem, eu já estou dando risada de tudo o que me aconteceu... 

10 comentários:

  1. Fezinha, continua muito bom, divertido, eletrizante e deixando quem lê sem fôlego!
    Observo que você está editando sem corretor ortográfico, pois passaram algumas coisitas como: almço, cheuqes, ele gostam... seria porque está usando o netbook comprado aí?
    Beijão do seu paizinho... snif

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi paizinho! Obrigada pela dica, na verdade não é culpa do pc.. Ele até me corrige às vezes, mas é pq não estou editando nada! Estou escrevendo sempre às pressas e o q me vem na cabeça.. Além desses errinhos vc pode notar alguns 'pq' 'vc' 'qnd'... Mas já vou ajeitar esses que você me falou... O importante é passar minha msg! ;]

      Excluir
  2. ahahahahahah tou amando Fê. Dou umas boas risadas numas partes que vc escreve. Ansiosa pela 4a parte. Bjo... amooooooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu ansiosa pra te incluir nas histórias e trapalhadas que cooom certeza vão rolar quando vc chegar!! hahahah

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É... tô achando que vc vai trocar os temperos pelas letras!!! Quem sabe?
    Tô sentindo falta da opinião "abalizada" do Marcelo!!!

    Se eu não conhecesse a "saga" de perto e não soubesse o final da história, meu coração já teria dado um "tilti" de aflição !!!
    Smackkkkkkkk...

    ResponderExcluir
  5. E ainda bem que eu tenho meu HD externo que me ajuda a lembrar dos detalhes néé?!? hahaha Espero continuar tendo histórias para contar! ;]

    ResponderExcluir
  6. Essa ai do Brócolis foi no mínimo bem estranha, mas já que você está dando boas risadas disso tudo, uffffaaa...

    ResponderExcluir
  7. noossa fezinha que teenso esse lugar que vc tah trabalhando hein? ngm dura lá... q q rolou pro outro cara sair? e meu que nojo o cara cria um rato no restaurante... e brocolis? isso nao eh comida adequada para um rato..

    to com saudades! ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quel, eu já sabia de 4 caras que tinham tido os cheques do chefe recusados, agora eu descobri mais três! No fim das contas eu me dei foi bem, pq falei q nao tinha conta no banco, não recebi tudo oq ele me devia mas fui a q mais recebeu! Foi bom para q eu aprendesse a ficar de olho aberto!!!

      Excluir