Translate

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Morando BEM 'na gringa'


    Dizem que a primeira impressão é a que fica... Mentira! Se a primeira impressão que tive do Canadá (leia-se: da minha primeira casa no Canadá) fosse a que permanecesse eu já estava no Brasil de volta há muito tempo! Para a minha sorte a família conseguiu reverter a imagem da casa para mim! Naquele dia eu estava decidida a ir embora, bati o pé com a empresa para arranjarem uma casa para mim o mais rápido possível, mas no final do meu primeiro dia eu já tinha criado um carinho tão grande pela família que parecia compensar ficar lá! Eu mal tinha chegado e eles já me levaram para uma festa de família, no dia seguinte me levaram para almoçar num restaurante delicioso! É isso aí, digamos que é fácil me ganhar pela barriga! Descobri uma coisa muito importante sobre mim, eu posso morar em qualquer lugar, desde que a comida seja boa!!! Hahaha As coisas foram ficando menos feias do que pareciam, as russas só ficariam mais uma semana, então logo teria o banheiro só para mim e a escola me devolveria o dinheiro, que era uma quantia considerável. Sem contar que além da casa e da comida eu tinha também minha roupinha lavada (e dobradinha) toda quarta-feira! Easy! ;]

    Mas o tempo foi passando e eu fui percebendo outras coisas além do (des)conforto da casa. Fui fazendo amizades e morar longe do centro começou a ser um problema. Todo dia tinha que acordar muito cedo e carregar uma mochila enorme porque passaria o dia na rua. Levando em consideração que da minha homestay para Downtown (centro) levava de 30 a 60 minutos, dependendo do horário do ônibus, além de cansar eu comecei a gastar muito dinheiro para comer na rua. Sem falar no fim de semana, em que eu tinha que sair na melhor parte da “balada” porque o último skytrain saia 1am. Decidi procurar apartamento mais cedo do que estava planejando! Na minha segunda semana de Vancouver eu já tava vendo uma kitinete velhinha para dividir com mais 3 pessoas e achando o máximo porque tava barata.

    Vou dizer que achar um apartamento foi uma das partes mais difíceis por aqui! O caminho mais fácil é o ‘Craigslist’, oitava maravilha tecnológica do mundo moderno. O Craigslist é uma espécie de classificados virtual em que você pode anunciar desde meia furada até apartamento ou vaga de emprego. No começo eu ficava um pouco receosa, porque qualquer pessoa pode anunciar qualquer coisa, mas depois eu vi que aqui todo mundo usa, a maioria é confiável! Hehehe Todo dia mais de 15 apartamentos apareciam na lista, e eu tinha que selecionar e entrar em contato com uns 10 para que pelo menos 3 me respondessem, fiquei craque em marcar visitas e pechinchar aluguel.

     Como vou passar um ano, não queria morar em qualquer lugar ou correr o risco de dividir com pessoas que fossem passar só um tempinho e depois me abandonar com o aluguel inteiro na mão. Juro que não me importo de dividir apto, ou até mesmo quarto com alguém, mas morando há apenas duas semanas eu não tinha conhecido ninguém que fosse ficar tanto tempo quanto eu e muito menos tinha feito uma amizade interessante para dividir um quarto comigo. No começo eu tinha a ilusão de que conseguiria morar sozinha, até eu descobrir quanto isso custava. Com o tempo fui vendo que o apartamento seria o de menos, o importante era morar no centro. Depender de ônibus, por melhor que seja o transporte público aqui, sempre vai ser chato!

    Foi aí que eu conheci a Jú, nos conhecemos por um amigo e justamente no intuito de dividirmos apartamento... Vimos apartamentos grandes, que teríamos que catar umas pessoas na rua para dividir com a gente. Vimos outros lindos, mas muito pequenos ou muito caros para dividirmos entre nós duas. Depois de duas semanas procurando já estávamos exaustas, meu tempo de homestay estava se esgotando, então resolvi estender por mais 2 semanas. Nosso desespero começou a crescer e chegamos até a ver uns hotéis aqui com banheiros compartilhados e uma cama menor que de casal, mas que o aluguel cabia no bolso, para nossa sorte não tinha mais vagas! Hahaha Também nos deparamos com umas figuras que anunciavam o apartamento e se diziam missionários que estavam na África, que assim que fizéssemos o depósito do primeiro mês de aluguel e o ‘damage deposit’ (é uma espécie de cheque caução, em que você paga metade do aluguel em uma parcela só e quando você libera o apartamento eles te devolvem o dinheiro), eles mandariam a chave, que estava com eles na África. Acho muito engraçado porque já conheci gente que caiu nesse golpe! Depois dizem que brasileiro é que é espertinho e caloteiro né?!

    O problema é que quando comecei a trabalhar fiquei totalmente sem tempo para qualquer coisa, principalmente para ver apartamentos. Mas o caminho de volta pra casa e a demora pra chegar no centro foram começando a ficar insuportáveis. Meu período, já estendido, na homestay acabava no sábado e eu não tinha nada em vista. Resolvi que ia para a residência estudantil (que tinha um cheiro pior do que minha casa, o quarto era compartilhado, mas pelo menos era no centro!!), mas eles só tinham vaga para uma semana! Depois de uma semana, se eu não achasse nada seria considerada oficialmente homeless, o que não é tão mal, dado aos benefícios que o homeless tem por aqui (joking, eu vou falar sobre eles em algum post). Resolvi apelar para uma sessão do craigslist que eu realmente não queria, que era em que estavam alugando apenas o quarto, em casas que já moravam outras pessoas e que eu não tinha idéia. Me chamou atenção o anúncio de uma menina que dizia ter 20 anos e morar sozinha na sala da casa, estava então alugando o quarto. Só mandei msg para ela porque era bem perto do meu trabalho e ela concordou que eu fosse ver o apartamento tarde da noite, que era o único horário que eu tinha. Sem expectativa nenhuma fui lá! Cheguei no apartamento e era muito legal!!! O quarto era grande, tinha uma janela enorme, cama de casal confortabilíssima, um armário bom e a dona da casa uma gracinha! Fiquei doida querendo morar lá! O aluguel não era tão barato, estava exatamente no preço máximo que eu estava disposta a pagar, pensei em ligar pra Jú para dividir o quarto comigo, mas a dona do apê disse que colocou esse preço justamente para dividir só com uma pessoa! No final da visita ela me disse que outra menina também tinha ido ver o lugar e que ela teria que decidir, me ligaria no outro dia...

    Claro que passei o dia seguinte inteiro olhando para meu celular, me sentindo uma adolescente que espera o cara ligar no dia seguinte. Era sexta-feira, e dependendo da resposta dela eu nem teria que ir para a residência. Precisava de uma notícia até meio dia, mas deu uma da tarde e nada.. É, tava muito bom para ser verdade... Resolvi que eu ia ligar pra ela então, ela não atendeu... De novo me deu aquela vontade de chorar, de volta à estaca zero! Uma coisa que percebi é que sempre que me dá vontade de chorar alguma coisa boa acontece! Hahahaha Quando já tava toda cabisbaixa recebi uma msg dela ‘desculpe, não vi o horário, você parece ser uma ótima roomate, sinta-se bem-vinda para se mudar’. No dia seguinte eu estava de mala e cuia, prontinha para me mudar!

    Cheguei no meu apartamento novo e as coisas foram melhores do que eu esperava, estou morando há uma semana no centro e minha vida já praticamente mudou! Começando pela parte de que agora eu vejo a luz do dia! Hahahah Minha cama é mesmo uma delícia, tenho uma TV no meu quarto, posso fazer tudo a pé, tem um supermercado atravessando a rua (no qual eu vou umas 3 vezes por dia, descobri que eu amo fazer compras...), um McDonald’s  24h (que eu não como, mas é muito legal dizer que tem... hahaha) e eu moro a 2 quadras da praia!!!! Meu apartamento é na  rua gay de Vancouver, em que as paradas de ônibus são cor de rosa e os anúncios geralmente contém fotos de homens se beijando! O astral aqui é ótimo! Na mesma rua tem minha padaria favorita e várias opções de restaurantes até baratinhos.

   Outra sorte que dei foi ter encontrado a minha roomate, uma peruana muito legal. Nos demos bem desde o início, já cozinhamos juntas, saímos para festa e tô até aprendendo espanhol! Espero de verdade ter tirado a sorte grande no quesito moradia, dói a cabeça só de pensar em ter que me mudar! E quem quiser me visitar está convidado, só avisa antes para eu colocar o pão de queijo no forno!

   

7 comentários:

  1. Muito bom, "Fey" (gostei do apelidinho rs...).
    E o novo emprego?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe pegou esse diabo desse apelido! hahaha Então, o novo emprego ainda vai demorar alguns posts pq não apareceu ainda não! ;/ Dureeeza! Já entreguei mais de 30 cópias do meu currículo mas ng me quer por aqui!

      Excluir
    2. Mas você vai conseguir um bom emprego sim. ;)

      Excluir
  2. Faltou dizer como ficou a Jú na história...
    Por outro lado, você me fez lembrar quando foi inaugurado o McDonald's da rua do Reino Encantado, do qual você tornou-se freguesa de carteirinha!
    Fiquei curioso para saber como você faz pão de queijo por aí, ou seja, como conseguir os ingredientes para o preparo.

    ResponderExcluir
  3. que coisa boa fezinhaaa!!!! sei bem q q eh estar em lugar onde vc nao se sente nada confortavel. aqui em curitiba acabei tendo que mudar de casa tbm.. mas sou muuuito mais feliz aqui onde eu to.. rs.. saudades de vc

    beeijos e curta mto tudo ai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Quelzinha, eu acho q muito da experiência que a gente tem do país/cidade diferente q a gente mora vem da casa que ficamos! Aqui onde eu tô agora eu posso chamar de lar.. Ontem fiz uma faxina aqui, mas dá gosto de limpar, dá vontade de comprar coisinhas pra decorar, sinto q é meu cantinho e isso é uma delícia!

      Saudade já nem tem mais nome! hehehe

      Beijoooooo!!! E você tb! Estamos no mesmo barco! ;D

      Excluir