Translate

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Andando de ônibus no 1º mundo!


                Por favor não me interpretem mal quando digo ‘1º mundo’, não é para soar arrogante. Amo meu Brasil, mas tem coisas aqui que são realmente diferentes e dignas de primeiro mundo, o transporte público é uma delas. Três coisas podem definir essa diferença: aqui funciona, é limpo (MUITO limpo) e pontual. Quero lembrar que venho de uma cidade em que a vida para as pessoas que não tem carro não é tão simples (se bem que com tanto trânsito, ter carro também já dá dor de cabeça).

            Para ir à escola eu tenho que pegar um ônibus e um skytrain (metrô que não é subterrâneo). Primeiro o ônibus, chegando na parada você tem um placar eletrônico que diz daqui a quantos minutos passará o ônibus de cada linha, provavelmente vc não esperará mais de 5 minutos, porque tem muitos ônibus por aqui. Pra começar bem o dia eu dei minha primeira mancada (claro, senão não teria história pra contar), acabei entrando no ônibus sem pagar, mas juro que foi sem querer!! Haha Vc tem três opções, pode pagar com moedinhas (a menor nota que tem aqui é de 5 dólares, até 2 dólares são em moeda) , comprar o cartão mensal ou uma cartela com alguns passes para aquela zona, que foi oq eu fiz.  Não existem cobradores, então você apresenta o cartão para o motorista ou coloca as moedinhas ou o passe no buraquinho logo ao lado da porta. Só que eu estava seguindo as russas para ir pra escola e elas entraram no ônibus mostrando o cartão delas e eu não sabia onde enfiar meu passe, então enfiei de volta no bolso (não me orgulho disso! Haha).  DEZOITO estações depois eu cheguei no skytrain! Como nem tudo são flores tem uma coisa bem ruim em relação ao ônibus.. Eu moro a 7km da escola, mas demoro 30 min pra chegar lá! Aqui vc não precisa puxar a cordinha pra avisar que vai descer, o ônibus simplesmente pára em todas as estações... A parte boa é que você sempre sabe quanto tempo vai demorar, porque o trânsito aqui não interfere nisso, mas você sabe que sempre vai demorar um tantinho, o jeito é levar alguma coisa pra ler. Já no skytrain eu paguei o segundo mico (é isso aí, caipira pena na cidade grande!), tava cheio e tive que ir em pé, no minuto que o treco começou a andar quem foi pro chão?!?! Nem preciso dizer que as russas fingiram que não me conheciam né?! Hahaha O máximo do skytrain é a vista, como não é subterrâneo você vai olhando pra cidade, é um desbunde !

              Fugindo um pouco da simples descrição tiveram algumas coisas muito interessantes que pude reparar, primeiro o tanto de gente solitária que tem aqui, TODO mundo usa fone de ouvido, cheguei a colocar o meu mesmo sem som (pq eu tinha que prestar atenção no nome das estações que falava no ônibus) só pra não me sentir de fora! Hahaha Tem Starbucks e derivados em toda esquina, então todo mundo entra no ônibus com um copo na mão, em qualquer horário do dia! E putz, que café horrível, tem mais água do que qualquer coisa! E o melhor de tudo, tem gente de todo tipo, desde engravatados até uns tipos muito loucos! Eu finalmente descobri onde os canadenses estão, e meninas, vocês iam adorar a vista por aqui! Hahahaha Nem preciso dizer que não existe empurra-empurra né?! A não ser que você dê uma mancada como a que eu dei (terceira do dia!! Yey!!), se você não está com pressa fique sempre na direita, mesmo na escada rolante a esquerda é para os apressadinhos (aprendi  isso sendo atropelada e xingada numa língua desconhecida! haha). Aaah, e aqui o horário de rush é tipo 17h, os canadenses sabem aproveitar bem o dia! ;} 

7 comentários:

  1. Olá Fê, um dia inteiro sem crônica é muito!
    Está ótimo, mas, se me permite, há uns detalhes que entendo bom comentar: calcule melhor um parágrafo, para dar um tempo para respirar...; lembre-se também que você está escrevendo para alguém além de suas amiguinhas... "então, e meninas, vocês iam adorar...", nessa seu pai, seus irmãos e demais fãs machões ficaram de fora!
    Por fim, além de nos contar as suas experiências e micos, conte-nos também os sucessos!
    Estou aguardando a conclusão do processo de classificação e para qual turma vc foi selecionada assim como o passeio a pé pelo centro da cidade e sobre as possibilidades de passeios, excursões etc.
    Beijão de seu pai.

    ResponderExcluir
  2. Estou conhecendo um pouco do Canadá...

    ResponderExcluir
  3. Quando leio seus posts... já me sinto no Canadá. Tá sendo ótimo poder aprender com vc esses detalhes Fêzoca. Assim como seu pai, também aguardo o post sobre os sucessos. Bjo grandeeee =**** S2

    ResponderExcluir
  4. p.s.: adorei a parte do "então, e meninas, vocês iam adorar..." ahahahahaha

    ResponderExcluir
  5. E aí, Fê! Também estou achando bem interessantes os seus relatos, dá para nos imaginar aí com vc...
    Eu estou achando interessante como muitas coisas aí são parecidas com Reading: o placarzinho do ônibus, todo mundo com café na mão, o lance de ficar na direita... tem até uma regra que eu achava que era na Inglaterra que eles chamam "one arm distance", segundo ela ninguém fica a menos de um braço de distância dos outros... deve ser por isso que não tem empurra-empurra...
    Aí provavelmente, o povo faz fila para tudo, né? Se vc para na rua para amarrar sapato e demorar muito, vai ter uma fila atrás de você...

    P.S.: Não entendi o lance da vista?! São as montanhas, a praia? Hehehe... essa minha irmãzinha... tsc, tsc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô vendo que a Dona Beth padroniza tudo nos lugares que ela é chefe de estado com algumas pitadas regionais, tipo chá e chafé. Isabela notou que alguns desses costumes são padrão até nas antigas colônias. Mas deixo ela comentar.

      Acho que meu pai foi rigoroso. O próprio Gustavo já me disse que A-D-O-R-O-U a paisagem do Canadá.

      Excluir
  6. Feeeeee, que saudade!
    Canadá parece ser tudo de bom, queria tanto poder ir aí te visitar! Um dia ainda vou, hehe. É muito parecido com New York, as pessoas com fones de ouvido, starbucks, até as plaquinhas eletrônicas, só que no metrô. As pessoas doidinhas também têm, quando elas falavam no telefone com fone (sendo a maioria iPhone) e pareciam que falavam sozinha kkk
    Queria pegar seu e-mail do skype, conversar ou sei lá, matar a saudade mesmo, e como meu aniversário tá chegando, eu PRECISO ver vc, pelo menos no meu aniversário!
    Beijos
    Isabolota ;)

    ResponderExcluir